A resposta pode parecer ser bem óbvia, mas não é.
Morar em uma zona tropical é estar exposto a todos os fatores que condicionam e determinam como o meio ambiente vai agir contra nós, sujeira, lixo e água parada aliado ao calor e chuvas constantes facilitam e direcionam o habitat perfeito aos nossos queridos vetores, alguns inofensivos outros nem tanto.
Devido ao clima e aos períodos de calor mantemos as janelas e portas abertas, o que não tarda de um bom convite para que os pernilongos invadam as nossas casas preparados para nos picar durante o sono, um momento ainda mais susceptível; primeiramente, precisamos esclarecer algo muito importante: os únicos mosquitos que sugam o nosso sangue são as fêmeas, outro fato a ser lembrando é que elas não nos picam para se alimentar do nosso precioso sangue, a verdade é que elas nem precisam desses nutrientes para viver bem, este consumo de sangue de humanos e de animais pelos pernilongos esta condicionado somente a um objetivo: o desenvolvimento correto e saudável dos ovos, exatamente, nosso sangue é usado para fazer mais pernilongos.
O mecanismo pós picada faz com que ele passa os próximos dias em repouso, digerindo os nutrientes encontrados para que os seus ovos fiquem saudáveis, produzindo aminoácidos que são utilizados como blocos de construção para a síntese das proteínas das gemas, já os machos não sugam o sangue, portanto eles correm menos risco de serem mortos a tapas, sopapos e jatos de inseticida por você, de forma geral e o que tem se modificado ao longo do tempo é que tanto os machos quanto as fêmeas se alimentassem do néctar das plantas, de modo bastante parecido ao das abelhas, não sendo então hematófagos permanentes e sim somente ocasionais.
Mosquitos do gênero Culex presentes em maior quantia principalmente no verão, além de não precisarem do sangue para se sustentar na fase adulta, também não escolhem as vítimas por causa dele, mas sim pelo cheiro, diversos estudos demonstram que quem tem um metabolismo mais acelerado está mais sujeito às picadas, isso porque as pernilongas rastreiam no ar o CO₂ e o ácido lático substâncias geralmente produzidas em maior quantidade por essas pessoas ou após grande esforço físico, gosta de caminhar no final da tarde ? no período da manhã ? estão fique esperto ! metabolizou estas substâncias por esforço físico esta se tornando mais susceptível a ser picada por um pernilongo.
Estes mosquitos possuem proteínas em suas antenas que funcionam como receptores de “cheiro”, podendo também estar ligado esta atração que os pernilongos têm por alguma pessoa em especial estar relacionada à flora de bactérias e fungos presentes na pele.
O que podemos prever é que para não estarmos no cardápio principal destes mosquitos o ideal é usar os repelentes que já tiveram a segurança atestada, nas residências usar telas nas janelas e portas e assim criar um meio ambiente mais seguro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário