“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Vigilância de Alimentos - Alimentos mais perigosos no Mundo !

Por falarmos em Alimentos, não podemos esquecer de dizer que todos possuem uma forma tóxica, final ou inicial, e por muitas vezes letal, estas mudanças podem ocorrer se não houver cuidado na conservação, e no seu preparo, e assim causar as formações de microorganismos e por fim suas toxinas.

O baiacu é um peixe famoso por causar a morte se não for preparado com a quantidade correta (de veneno), e quase todos os alimentos podem causar doenças se consumidos de maneira inadequada. Alimentos podem fazer mal se consumidos muito rapidamente ou se consumidos incorretamente, podem causar até asfixia. No entanto, alguns alimentos são realmente concebidos para serem perigoso. Mesmo quando preparados perfeitamente, eles podem causar ferimentos ou causar um sério risco para a saúde. 
“Baiacu” é, na realidade, um nome popular dado a cerca de 150 espécies de peixes capazes de inflar o corpo quando se sentem ameaçados. Estes pertencem a três famílias: Triodontídeos, Tetraodontídeos e Diodontídeos. As espécies pertencentes à primeira família possuem uma placa (dente) inteiriça no maxilar superior e duas no inferior; as pertencentes à segunda família, por sua vez, possuem duas placas em cada um dos maxilares; enquanto que os pertencentes à terceira família possuem as duas placas inteiriças, tanto no maxilar superior quanto no inferior.
 

Sannakji

Polvos são criaturas fascinantes são animais mais inteligentes do planeta, e tem um cérebro completamente diferente, sem contar o seu sistema nervoso seus tentáculos são capazes de movimentos, dirigido e independente, mesmo quando cortada. Na Coréia do Sul, portanto, seria bom ter cuidado ao comer saknakji, um prato de polvo vivo, sim
VIVO aonde um pequeno polvo é desmembrado, regados com molho de soja ou óleo de gergelim, e depois comido. 
O polvo geralmente não tem tempo para morrer antes de ser comido, e cada uma das pernas ainda é capaz de movimentar-se, eles se tornaram conhecidos por tentar sufocar  os clientes, em média, há seis mortes por ano na Coreia do Sul, devido a asfixia por tentáculos de polvo de saknakji. Houve até mesmo vários casos de tentáculos subindo internamente a partir da boca para dentro da cavidade nasal. 


 Casu Marzu
Na Itália, mais precisamente na ilha da Sardenha existe um tipo de queijo local, que foi proibido por razões de higiene, simplesmente por estar "podre" para seu consumo, no entanto, ainda persiste na cultura devido ao seu sabor supostamente maravilhoso, o Casu Marzu é um queijo feito de leite de ovelha, e enquanto ele está sendo preparado em seus momentos de preparo, é injetado, propositadamente, larvas de um tipo de mosca especial, por este processo do crescimento destas larvas no queijo cria uma mecanismo aonde o queijo  fermenta muito mais  que os outros queijos, até o seu processo de decomposição inicial, quando ele está quase liquefeito, o queijo está pronto para ser comido. As larvas ainda continuam no queijo, neste ponto, normalmente na ordem das centenas, e são capazes de saltar até 15 cm no ar quando perturbadas.


 

Lutefisk
Esse é pura química ! é na Escandinávia que se pode desfrutar lutefisk, que é diferente de quase qualquer outro prato de frutos do mar este peixe é saturado em uma solução altamente alcalina de hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio o processo é simples, depois de ter sido embebida assim por dias, a solução alcalina de quebra da proteína no peixe provoca alterações, como o fato de inchar em uma grande massa gelatinosa. 
Se for deixado de molho por muito tempo, as gorduras do peixe podem até mesmo começar a se transformar em sabão, é preciso, então, ser embebido em água pura por cerca de uma semana, de modo a se tornar  seguro para ser comido, pois pode causar queimaduras químicas se não for tratado, o produto final ? Lutefisk, tem um pH de até 12, tornando-se 100.000 vezes mais alcalinos do que a água e altamente cáustico, é tão alcalino que não pode ser consumido com certos tipos de talheres, eles se corroem, e quaisquer placas ou panelas com resíduo de lutefisk deixado sobre eles podem tornar-se corroidos durante a noite, pode causar dor severa se ingerido por qualquer pessoa com problemas gastrointestinais.


 

 Estramônio
Nas Américas, uma tribo indígena tem de usar a fruta de uma planta chamada de trombeta dos anjos, para determinar se um menino está pronto para se tornar um homem. A fruta contém um veneno, que provoca delírio forte, febre, aumento da freqüência cardíaca, comportamento violento, perda de memória permanente, e outros desconfortos físicos e mentais. Isso tem causado milhares de mortes acidentais quando acidentalmente consumido por crianças ou quando tomado em uma dose incorreta por adultos, a perda de memória era um aspecto-chave do presente, como a amnésia causada pela datura era para fazer a pessoa esquecer o que era, para voltar a ser uma criança, tornando-os adequados para a idade adulta. Infelizmente, os danos mentais da droga eram muitas vezes permanentes, fazendo com que o rapaz a perdesse até o conhecimento de como comer, falar, ou como  se comportar como um ser humano.

 

 Urushi Chá
 

No Japão, as pessoas usadas para a prática de uma forma extrema do budismo chamado Sokushinbutsu, o foco era em alcançar a iluminação por mumificar-se por vários anos, enquanto ainda vivo. Uma parte importante disso, foi um chá feito a partir da árvore urushi, vernicifluum Toxicodendron. Esta árvore contém quantidades mortais de um veneno concentrado, chamado urushiol, também encontrados em quantidades muito menores de hera venenosa, este chá seria tomado a fim de produzir uma reação extrema e violenta, e então o corpo perderia todos os fluidos através de orifícios numerosos, quase imediatamente, e a carne restante seria altamente tóxica, esta técnica era perfeita para o processo de  mumificação, como o fato de ter assegurado que não havia quase nenhuma água deixada no corpo para que pudesse se  decompor, e o resto do tecido iria tornar-se demasiadamente tóxico, mesmo para as larvas se infestarem. 
Quando preparado corretamente, o chá em si não é muito mortal, 
mas era usado antes da morte para garantir que o corpo seria mumificado corretamente e não apodrecesse.


 Feijão Calabar

Nos trópicos da África cresce o feijão calibre, uma leguminosa altamente tóxica,  quando injerido causa danos no sistema nervoso, espasmos musculares, convulsões, perda de controlo da bexiga e do intestino, e a perda do controle respiratório, resultando em morte por asfixia. Esses grãos não são comidos para seu sustento, em vez disso, as pessoas  de Calabar usaram em um julgamento para provar a culpa de uma pessoa, ou a sua inocência. Se alguém foi acusado de um crime, mas não havia provas suficientes para concluir o processo, como no caso de acusações de feitiçaria ou problemas conjugais, o feijão calibre era então usado para estabelecer um veredicto. Segundo a tradição, o acusado iria engolir os grãos e aguardar o resultado, se o feijão venenoso a matasse, a pessoa era considerada culpada e sua vida levada pelos deuses. Se em vez disso, espasmos musculares induzidos pelo veneno a levassem a vomitar os grãos, antes de o veneno ter tempo suficiente para fazer efeito, eles eram considerados inocentes pelos deuses e perdoados de qualquer crime.


 Cocktail St. Elmo

As plantas são incapazes de mover-se e fugir como os animais, e, portanto, precisam ser mais criativas na forma como se defender. Muitas desenvolvem a capacidade de produzir, em quantidades crescentes, produtos químicos que causam irritação e dor aguda em qualquer tolo herbívoro. Embora este seja um poderoso desmotivacional para a maioria dos animais, há pessoas que procuram alimentos que contenham tais substâncias químicas. O óleo de mostarda, é cinco vezes mais letal que o arsênico e, embora as pessoas muitas vezes desenvolvam resistências à pequenas quantidades em sua comida, um pequeno restaurante em Indiana, EUA, vende um prato especificamente criado para levar a tolerância de uma pessoa até os seus limites. O prato leva o nome de St. Elmo Steak House, e é um cocktail de camarão, cujo tempero vem de 9 kg de mostarda ralado, contendo óleo usado para fazer isso. A sensação de comer este prato é descrito como semelhante a sensação de alguém que está sendo eletrocutado.





Interessante não ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário