Foi pensando no cotidiano de trabalho que resolvi falar sobre uma classe de animais temida por muitos de nós seres humanos, sim são as ARANHAS !
As aranhas são animais artrópodes pertencentes à:
- ordem araneae, a ordem araneae está dividida em três subordens:
- Mygalomorphae que são as aranhas de características primitivas,
- Araneomorphae que são as aranhas de características modernas,
- Mesothelae, a qual contém apenas a Família Liphistiidae, constituída de aranhas asiáticas raramente avistadas.
- classe dos aracnídeos,
Existem no Mundo cerca de 40.000 espécies (indivíduos com profundas semelhanças) de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos ficando atrás somente da ordem acari, alguns estudiosos calculam este número pode chegar a 100.000.
Destass 40.000 espécies conhecidas são divididas em mais de 100 famílias, sendo que cerca de 30 delas são consideradas perigosas para o homem.
.
As aranhas são um grupo particularmente populoso, um exemplo segundo BARNES e RUPPERT , seria que em um gramado de uma colina não remexida na Inglaterra, do tamanho de um acre, estimaram-se a presença de nada mais nada menos de 2.265.000 indivíduos.
Vamos abordar as consideradas como mais venenosas pela Ciência ao redor do Mundo, é importante considerar qus para determinar a pior, é que a aranha tem que ser Mortal:
Phoneutria nigriventer |
Armadeira, também conhecida como aranha-macaco ou aranha-de-bananeira é a designação comum às aranhas do gênero Phoneutria, são originárias da região sul-americana, com um corpo de 3,5 cm a 5 cm e pernas de até 17 cm de envergadura em se tratando da fêmea, são altamente agressivas e peçonhentas, seu veneno cujo componente principal é de característica neurotóxica é tão potente que apenas 0,006 mg é suficiente para matar um rato.
Quando incomodadas, picam furiosamente diversas vezes, e centenas de acidentes envolvendo essas espécie são registrados anualmente, no Brasil são responsáveis por aproximadamente 42% dos casos de picadas por aracnídeos, é a segunda aranha que mais causa acidentes, perdendo apenas para a aranha-marrom.
É considerada a aranha mais venenosa do mundo, segundo o Guiness Book, devido a potência do seu veneno de ação neurotóxico.
Latrodectus mactans |
Viúva-Negra é o nome que se dá em geral às aranhas do gênero Latrodectus, existem atualmente 32 espécies válidas neste gênero e sua distribuição é cosmopolita.
A viúva-negra-americana (Latrodectus mactans) é uma espécie de aranha da família dos teridiídeos, distribuída por toda a América.
A característica morfológica marcante é que a fêmea possui coloração negra brilhante, com larga mancha vermelha em forma de ampulheta na superfície ventral do abdômen, de cerca de 1 cm de comprimento.
O nome dado a esta Aranha provém do fato de a fêmea geralmente se alimentar do macho após a cópula. Sua picada é muitas vezes fatal.
No Brasil, é encontrada atualmente próxima ao mar, sobretudo em praias pouco frequentadas, geograficamente é amplamente encontrada em torno da Baía da Guanabara no Rio de Janeiro.
Por ser uma aranha muito conhecida no Brasil e por saber-se que sua peçonha é muito forte, há a alusão de que esta é a aranha mais venenosa que existe, mais dentro desta classificação fica em 3°lugar. Loxosceles gaucho |
Aranhas-marrom (Brasil) ou aranhas-violino (Portugal), Loxosceles spp. são aracnídeos venenosos, conhecidas por sua picada necrosante. Elas são membros da família Sicariidae.
As caracaterística morfológica básica da Aranhas-Marrom:
- comprimento total de cerca de 6–12 mm, um terço disso sendo o corpo,
- coloração típicamente marrom,
- dois olhos na cor branca,
- Algumas apresentam o desenho de uma estrela no cefalotórax.
De teias irregulares, têm como característica a peregrinação noturna e a alta atividade no verão.
Durante o dia permanecem escondidas sob cascas de árvores e folhas secas de palmeira na natureza - ou atrás de móveis, em sótãos porões e garagens no ambiente doméstico.
Principais espécies encontrada no Brasil de nosso enteresse: Região Sul / Paraná
Loxosceles hirsuta (Mello-leitão, 1961)
São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Loxosceles laeta (Nicolet, 1849)
Região Sul, Sudeste e no estado da Paraíba
Loxosceles intermedia (Mello-leitão, 1964)
Região Sudeste, Sul e no Estado de Goiás
Loxosceles gaucho (Gertsch, 1967)
São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)
São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Loxosceles laeta (Nicolet, 1849)
Região Sul, Sudeste e no estado da Paraíba
Loxosceles intermedia (Mello-leitão, 1964)
Região Sudeste, Sul e no Estado de Goiás
Loxosceles gaucho (Gertsch, 1967)
São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)
A última revisão das espécies de Loxosceles na América do Sul foi feita por Gertsch em 1958 e 1967 aonde estão catalogadas 30 espécies para o continente em questão.
Fonte:
- Cartillo, Juan C. Quintana; Patiño, Rafael Otero: Envenenamiento aracnídico em las Américas – Revista MEDUNAB. Vol. 5, número 13 - Mayo de 2002.
- CUPO P; AZEVEDO-MARQUES MM & HERING SE: Acidentes por animais peçonhentos: Escorpiões e aranhas – Medicina, Ribeirão Preto, 36: 490-497, abr./dez. 2003.
- Ministério da Saúde: Manual de diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos – 2ª ed. - Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2001.
A mais de 3 meses, notei que entre o joelho e o pé direito, as vezes dava uma coceira que a principio não me incomodava, chegando a ferir a pele, só estranhei porque eu sempre tive uma cicatrização muito rápido para qualquer tipo de corte e esse demorou, e depois de cicatrizar apareceu alguns pequenos caroços e voltou a coçar, sábado passado (30/07/16) eu vi uma aranha com as características da marrom, tentei pegar ela viva mas como ela foi muito rápida eu matei, e hoje sábado (06/08/16) enquanto fazia uma arrumação em um espaço que era um banheiro e hoje uso com um deposito notei próximo ao teto uma teia todo deformada como algodão esfiapado, apliquei veneno nesse ambiente e isolei a porta até repetir a aplicação de veneno mais umas três ou quatro vezes.
ResponderExcluirA minha duvida é mesmo depois de mais de 3 meses ainda tenho que tomar algum tipo de soro ou é melhor procura um médico, e qual é a especialidade desse médico.