“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Vigilância Epidemiológica: Doenças Estranhas.

Com certeza quando crianças, não se podia ouvir o suficiente sobre condições estranhas, doenças ou horríveis condições médicas, de lá para cá não mudou muito quando ouvimos falar sobre um surto de uma bactéria comedora de carne ou de alguma outra doença rara, ficamos amendrontados e ao mesmo tempo fascinados, algumas doenças raras são muito reais e se você adquirir alguma, com certeza vai mudar totalmente a rotina de sua vida, vamos listar aqui algumas das doenças mais raras encontradas pelo mundo afora.


Elefantiase - CDC
Elefantíase

A filariose linfática é também conhecida como elefantíase, sua condição é caracterizada por pessoas geralmente com os membros superiores e inferiores  com tamanho desproporcional ou seja "grosseiramente alargada ou inchados".  
A doença é causada por vermes parasitas, são eles: Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e B. timori, todos transmitidos por mosquitos em sua picada. Epidemiologicamente a filariose linfática afeta atualmente 120 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que um terço destas pessoas ou seja  40 milhões  estão seriamente doentes. 
Quando uma fêmea infectada do mosquito pica uma pessoa, ela pode injetar as larvas  que são chamadas de microfilárias, que vão diretamente para o sangue. estas microfilárias reproduzam e se espalhem por toda a corrente sanguínea, onde podem viver por muitos anos em estado de latência.  
Muitas vezes os sintomas da doença não aparecem até algums anos após a infecção, como os parasitas se acumulam nos vasos sanguíneos, que podem restringir a circulação e causar fluido a se acumular nos tecidos circundantes, o que é mais comum e torna-se um sinal visível da infecção, que são os alargamentos dos braços, pernas, genitália e seios.


Síndrome de Hutchinson-Gilford ou Progeria

Adicionar legenda
A Síndrome de Hutchinson-Gilford   ou progeria como é mais conhecida é causada por um único defeito minúsculo no código genético de uma criança, as suas consequências são devastadoras, o que acarreta uma drástica de mudança de vida.  
O termo Progeria  vem do grego geras, que significa "velhice" é uma doença condicionada à infância e é considerada extremamente rara, caracterizada por um dramático envelhecimento prematuro. 
Epidêmiologicamente estima-se que esta doença afeta 1 (um) de cada 8 milhões de recém nascidos, a sua forma mais severa é a chamada síndrome de Hutchinson-Gilford nomeada assim em honra de Jonathan Hutchinson, que foi o primeiro em descrevê-la em 1886 e de Hastings Gilford que realizou diferentes estudos a respeito de seu desenvolvimento e características em 1904.
Em média, uma criança nascida com esta doença tem uma limitação de vida de em média 13 anos de idade, os corpos avançam através do processo normal de envelhecimento que desenvolvem sintomas físicos impressionantes, muitas vezes incluindo calvície prematura, doença cardíaca, enfraquecimento dos ossos e artrite.  
É considerada uma patologia  extremamente rara, há apenas cerca de 48 pessoas que vivem com ele em todo o mundo, há uma excessão em todo mundo aonde uma família tem cinco filhos com a doença.

Sindrome de Todd
 


A Síndrome de Todd foi descrita em 1955 pelo psiquiatra inglês John Todd que, leitor e fã de Lewis Carroll, propôs que a chamassem de Síndrome de Alice no País das Maravilhas é conhecida também como micropsia, é uma condição neurológica desorientadora que afeta a percepção visual humana.
Os acometidos percebem os seres humanos, partes de seres humanos, animais e objetos inanimados como menores do que na realidade, geralmente, o objeto percebido parece estar bem longe e extremamente próximo ao mesmo tempo.
Um exemplo clássico seria de um animal de estimação da família, como um cão, pode aparecer o tamanho de um rato ou um carro normal pode parecer reduzido a escala, afeta a condição humana de percepção, proporcionando uma distorção do espaço, tempo e imagem corporal, está freqüentemente associada com tumores cerebrais, uso de drogas psicoativas (incluindo cogumentos alucinógenos; LSD) e, principalmente, com a enxaqueca, as distorções podem ocorrer várias vezes ao dia e podem durar de minutos a semanas, há uma considerável alteração da perspectiva e do senso do tempo; é comum a distorção do tamanho de outras modalidades sensoriais, bem como a imagem do próprio corpo. 
Afeta também sensação de toque e audição; usualmente ocorrem intensas alucinações e a interpretação de diversos eventos pode estar prejudicada. Alguns distúrbios podem estar associados, dentre eles: apraxia, agnosia, alterações de linguagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário