Os questionamentos são vários, e a literatura pode nos esclarecer a maioria deles, então vamos lá:
A clássica pergunta que sempre fazemos: Quem toma uma vacina pode ficar doente?
SIM e NÃO. A resposta é lógica: as vacina produzidas com vírus atenuados, (catapora, caxumba, febre amarela, tuberculose, sarampo, poliomielite, rubéola) podem levar ao desenvolvimento da infecção sim no ser humano, mas, e é muito importante levar em consideração este princípio, pode ocorrer apenas se a pessoa estiver com o sistema imunológico em decadência, no caso de alguma primária doença. Por isso, quem está doente deve consultar o médico antes de vacinar-se. Mas, com as vacinas com vírus vivos ou mortos (hepatite A e B, meningococo, gripe, tetra, e tríplice) não há qualquer possibilidade de pegar à doença.Se as reações às vacina são fortes é porque ela “pegou”?
Esta resposta, pega um gancho na acima respondida, a eficácia da vacina não tem nenhuma relação com a intensidade dos efeitos pós uso, o que vale dizer é que depende muito de "organismo, a organismo e como ele irá reagir frente a necessidade de produzir anticorpos, este desgaste pode ser agudo em muitos dos casos como despercebível, as reações comumentes encontradas são febre, inchaço e dor no local da aplicação, locais ou sistemáticas.O uso concomitante de se tomar muitas vacinas enfraquece o organismo?
Devemos avaliar como dito anteriormente, vai depender muito de como o ser humano que irá receber os imunológicos está de "saúde", a lógica é contrária pois, cada vacina estimula a produção de um tipo de imunidade, ampliando a capacidade de defesa do organismo, mas se este organismo estiver debilitado, pode dependendo da vacina, sofrer dano.Ainda sobre as reações, quando aparecem sinalizam sintomas de doenças?
Reações geralmente só ocorrem no local da aplicação, consideradas locais o que é muito fácil perceber. No momento em que aparece uma reação sistêmica, como a febre e esta é baixa e dura menos de 48 horas, deve-se observar, quando esta reação chegar a mais de 39°C e se estender além de dois dias após sua vacinação, aí, sim, é muito provável qu o corpo esteja indicando alguma outra doença, solicite um médico com urgência pois pode estar havendo uma reação inesperada.E em relação as vacinas com mais de uma dose ? o reforço é apenas uma segurança a mais?
O fato de haver o processo de reforço vacina é devido ao fato de que no intervalo entre as doses o número de anticorpos diminuem, a cada dose de vacina, o contato com o vírus ou com a bactéria aumenta as defesas dos organismos até elas chegarem ao ponto ideal. Fica claro então que o não cumprir do calendário de vacinação pela mãe ou responsável pela criança, ou até mesmo pelo adulto compromete toda sua eficiência, a reciproca também é verdadeira.
Todas as vacina tem efeitos colaterais?
Qualquer substância pode interagir com o organismo e provocar efeitos inesperados, mas as vacinas, como também os medicamentos só são liberadas quando são muito seguras e de alta eficácia e reduzidos efeitos colaterais, o que não quer dizer que não haverá efeitos ou reações adversas, por isso é importante ao seu uso avaliar como esta o ser humano que irá receber, a avaliação do profissional médico é sempre necessária quando se há dúvida.Vale o toque !
Fonte:
- Ujvari, Stefan C.: A História Da Humanidade Contada Pelos Vírus. São Paulo: Contexto, 2008. ISBN 978-85-7244-413-2
- Doja A, Roberts W. (2006). "Immunizations and autism: a review of the literature". Can J Neurol Sci 33 (4): 341–6. PMID 17168158.
- Oakes, April. Vacinas Infantis - O que os Laboratórios e Médicos não falam. Autistas.org.
Nenhum comentário:
Postar um comentário