“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Vigilância Ambiental: Endemia: você sabe do que se trata ?

Endemia é um dos termos mais utilizados na área da Epidemiologia, podemos dizer que endemia é qualquer factor mórbido ou doença espacialmente localizada, temporalmente ilimitada e habitualmente presente entre os membros de uma população somado ao fato que o nível de incidência se situe sistematicamente nos limites de uma faixa endêmica, esta  previamente convencionada para uma certa população e época determinadas. 
Difere-se do termo epidemia por ser de caráter mais contínuo e restrito a uma determinada área. 
Exemplos claros temos em nosso País, o Brasil é um dos paises do mundo aonde existem áreas consideradas endêmicas de febre amarela  estas áreas estão distribuidas na região da Amazônia, áreas endêmicas de dengue hoje distribuidas por todo o território nacional devido a urbanização da doença, doenças infecto contagiosas também podem assumir a característica endêmica, um exemplo claro é o que ocorre em Portugal, onde a hepatite A pode ser considerada como endemia, já que existem, constantemente, novos casos.
Fig 1 - Distribuição da malária pelo mundo, segundo endemicidade.
Em algumas situações uma endemia pode evoluir de forma a atingir maiores áreas territoriais e populações e se tornar uma epidemia, existindo, nesse caso, uma doença endemo-epidémica, a análise desta  oposição entre endemia e epidemia, entretanto, tem sido esbatida com os novos conhecimentos adquiridos quanto aos factores externos e ecológicos que condicionam o desenvolvimento de uma doença. 
O termo "endémico" passou a referir-se, de forma mais ajustada, ao grau de prevalência de uma doença, ou seja refere-se à proporção entre o número total de casos da doença e o número de indivíduos em risco de a adquirir, numa área geografica e temporalmente bem definida, definidas como zonas endêmicas.
Caracterizar um agente endêmico e/ou epidêmico depende de vários fatores, como a suscetibilidade da população exposta, experiência prévia com o agente, intensidade do agente, o tempo, o local e o comportamento do agente com relação à população, é desta forma que as doenças novas ou que há muito tempo não apresentem casos quando aparecem ou reaparecem já podem ser consideradas surtos de caráter epidêmico ou endêmico, mesmo sem a contaminação em massa, é válido lembrar que o termo  epidemia não se refere apenas a doenças infecto-contagiosas, mas a qualquer doença que apresente muitos casos em uma população. 
Pode-se considerar então epidemia toda doença que afeta uma grande quantidade de pessoas dentro de uma população ou região, e se estas proporções tornam-se muito grandes, como o que aconteceu em 2009 com a H1N1, é caracterizada uma pandemia.
Há outros exemplos de endemias pelo mundo, como a malária e a AIDS em várias regiões da África, e a tuberculose em diversas partes do mundo.
É por este motivo que ao se deslocar em viajem para uma área endêmica, é recomendável prevenir-se, se houver vacinas ou medicamentos para a doença de tal faixa, é recomendado seu uso.
As doenças endêmicas muitas vezes são também epidêmicas, as atuais condições sanitárias, ecológicas, sociais de muitas partes do mundo evitam os surtos epidêmicos, mais também condionam fatores para o desenvolvimento de zonas de risco, mesmo com a avançada tecnologia hoje empregada na Vigilância em Saúde que nos permite controlar de forma rápida e eficaz e satisfatoriamente quando ocorre algum surto, temos que conviver/lidar com o quadro já instalado.
 


 Fontes:
  • MOTTA, L. Cayolla da;Biancathubibia Endémico, in "Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura, Edição Século XXI", Volume X, Editorial Verbo, Braga, Junho de 1999
  • TAVARES, António; Endemia, in "Enciclopédia Verbo Luso-Brasileira da Cultura, Edição Século XXI", Volume X, Editorial Verbo, Braga, Junho de (1999 ou 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário