“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

VS - Vigilância de Alimentos, porque realizar.

É estatisticamente de conhecimento das autoridades sanitárias que todo ano milhões de pessoas em todo o mundo ficam doentes devido a falta de lisura com a manipulação dos alimentos, que acabam por ficarem  contaminados, sendo servidos à toda população.
Pode-se  reduzir o risco de expor-se a este processo e ficar doente ao saber onde os germes são susceptíveis a processos que evitariam sua contaminação ao ser humano, mas não podemos estar cientes que os mesmos sempre vão estar à espreita. 
O artigo trata de alguns germes comumente responsáveis por surtos de origem alimentar:

E. coli 

As bactérias Escherichia coli vivem no intestino de pessoas e animais, como vacas, ovelhas e cabra, são frequentemente encontrados em alimentos como carne mal cozida, leite cru e suco, e água contaminada, os sintomas de uma infecção por E. coli incluem diarreia, dor de estômago e vômitos, que podem durar entre cinco e 10 dias. Embora a maioria das E. coli sejam relativamente inofensivas, cepas como a E. coli O157:H7 podem causar diarreia sanguinolenta, insuficiência renal e até mesmo a morte. 

Campylobacter Jejuni 

Campylobacter é uma bactéria em forma de espiral, que cresce em galinhas e vacas, infectando-as sem quaisquer sinais de doença, Os seres humanos que adoecem com campilobacteriose  apresentam diarreia, cólicas, dores de estômago e febre dentro de dois a cinco dias após a exposição, a diarréia pode ser sanguinolenta e pode ser acompanhada de náuseas e vômitos, a doença normalmente dura cerca de uma semana, as infecções são geralmente leves, mas a bactéria pode ser fatal em crianças muito jovens, idosos e imunodeprimidos.

 Listeria 


A Listeria monocytogenes é uma bactéria encontrada no solo e na água, e também está presente em alimentos crus, bem como em alimentos processados ​​e leite não pasteurizado, de forma contrária aos germes já aqui relatados a Listeria pode crescer e espalhar-se, mesmo nas temperaturas frias de uma geladeira média, os sintomas de infecções incluem febre e calafrios, dor de cabeça, dor de estômago e vômitos, alguns organismos a serem infectados podem apresentar a doença pode tornar-se mais grave, até mesmo fatal, um grupo em especial tem qeu ser observado, mulheres grávidas e seus fetos, adultos com mais de 50 anos de idade e pessoas com sistema imunológico fraco. 

Vibrio 

As bactérias Vibrio parahaemolyticus vivem em água salgada e são frequentemente encontradas em frutos do mar crus. Pessoas que comem mariscos crus ou mal cozidos infectados geralmente têm sintomas como diarreia aquosa com dores de estômago, náuseas, vômitos, febre e calafrios, estes sintomas podem durar até três dias. Infecções mais graves são raras e ocorrem mais comumente em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido. 

Toxoplasma 


O parasita Toxoplasma gondii, contamina milhões de pessoas todos os anos, mas muito poucos dos expostos apresentam sintomas, a razão é que o sistema imunológico geralmente impede o parasita de causar doenças, ainda assim, existem pessoas que desenvolvem toxoplasmose, experimentando sintomas semelhantes aos da gripe, tais como dor de cabeça, dores no corpo e febre, situações mais complicadas podem estar ligadas à danos ao cérebro, olhos e outros órgãos, para mulheres grávidas e pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos. A maioria das pessoas desenvolvem infecções de toxoplasmose ao entrar em contato com fezes de gato que carregam o parasita, comendo carne contaminada, crua ou não preparada adequadamente, ou bebem água contendo o parasita. 

Salmonella

A Salmonella  faz parte de um grupo de bactérias comumente encontradas em carne de aves crua, ovos, carne, e às vezes em frutas e vegetais não lavados, as infecções por Salmonella podem causar sintomas como febre, diarreia, dores de estômago e dores de cabeça, e tendem a durar entre quatro a sete dias,  maioria das pessoas melhoram sem tratamento dos sintomas e hidratação, mas as infecções por Salmonella podem ser mais graves para os idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas, se não tratada adequadamente, a Salmonella pode espalhar-se pelo sangue para outros órgãos, podendo levar à morte, crianças menores de 5 anos de idade são os mais propensos a se contaminar com a salmonelose.


Norovírus 


Os norovírus são vírus que causam gastroenterite, uma doença que causa inflamação do estômago e intestinos, os vírus são normalmente encontrados em alimentos ou bebidas contaminadas, mas também podem viver em superfícies ou ser transmitidos através do contato com uma pessoa infectada, a gastroenterite pode ser altamente contagiosa, os sintomas incluem náuseas, dores de estômago, vômitos, diarreia, dor de cabeça, febre e cansaço, e tendem a durar alguns dias.
A maioria das pessoas recuperam da doença, mas para aqueles que não podem beber bastantes líquidos para substituir o que perdem com vômitos e diarreia, pode ser necessária a hospitalização.


Para evitar ser infectado por todos os germes citados neste artigo a regra é a mesma: HIGIENE, com as mãos e com os alimentos, evitando o consumo de alimentos cruz e sem o devido preparo, a importância do trabalho de Vigilância Epidemiológica e Sanitária frente aos surtos alimentares é observar o modos operandi e os vínculos do preparo e da exposição do alimento, no contexto geral lavar as mãos com água e sabão com frequência e manipular os alimentos com segurança, além desinfectar superfícies contaminadas na sua cozinha é ato necessário para não sermos reféns destes germes.

Vale o toque:

Fonte: [Livescience]

Nenhum comentário:

Postar um comentário