“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Veneno: Você Sabia ?





Curiosidades que nos trazem a real ideologia sobre o porquê das toxinas e venenos encontrados no meio ambiente e nos animais, interessante como a vida é sábia, e a história nos conta estes fatos .
 
  Sapos venenosos não são venenosos por natureza

Isto é, até que você os deixe comer. As batraquiotoxinas encontradas na pele dos sapos são provavelmente sintetizadas a partir dos insetos que eles comem na natureza; sapos criados em cativeiro, muitas vezes não produzem toxinas detectáveis. Da mesma forma, três tipos de pássaros guineenses produzem as mesmas batraquiotoxinas graças aos besouros em sua dieta.

Venenoso e tóxico não é a mesma coisa

Embora os termos sejam freqüentemente usados ​​como sinônimos, a forma de contato e não a substância determina se algo é venenoso ou tóxico. O animal venenoso força ativamente o contato com o veneno, geralmente com uma picada, um arranhão ou uma mordida. Organismos venenosos têm tecidos ou secreções venenosas que são tóxicas mas não precisam ser injetadas.

Você provavelmente come cianeto

Ou isso ou um produto que contém cianeto. Seis dos dez líderes mundiais de culturas alimentares, incluindo o arroz em casca, trigo, cana-de-açúcar, soja, mandioca e milho, contêm quantidades variáveis ​​de compostos que metabolizam em cianeto. Assim como feijão, amêndoas, cevada e muitas sementes de frutas. Não é possível que uma árvore de maçãs cresça na sua barriga, mas as sementes dela podem te envenenar pois contém cianeto.

Comer nicotina pode ser bom para você

A planta do tabaco não é a única fonte de nicotina. Na verdade, o veneno faz parte do sistema de defesa da planta e é encontrado em muitas espécies, incluindo alguns legumes como tomate, pimentão, berinjela e couve-flor. O consumo de alimentos que contêm pequenas quantidades de nicotina foi ainda ligado a uma diminuição do risco de desenvolver o Mal de Parkinson.

Uma maçã envenenada poderia mesmo paralisar a Branca de Neve

Alguns venenos podem incapacitar os seres humanos por até uma semana. Depois de uma mordida de uma maçã envenenada com toxinas de baiacu, Branca de Neve ficaria paralisada entre 4 e 20 horas. Pode demorar até uma semana para se recuperar totalmente de uma dose não letal. Quanto às qualidades de restauração do verdadeiro amor: quem pode saber?
 
Você pode aumentar a sua resistência a alguns venenos

O veneno de algumas cobras pode ser extremamente letal, mas doses pequenas e administradas corretamente podem ativar uma reação imunológica. Este processo de inoculação produz anticorpos que reduzem a gravidade das reações subsequentes. Outros venenos, tais como o mercúrio e o arsênico se acumulam nos tecidos ao longo do tempo e a exposição prolongada pode ser fatal.

Armas químicas são mais velhas do que você imagina

Os seres humanos têm usado venenos como armas por mais de 3.000 anos. Gregos preparavam flechas e lanças com veneno e águas contaminadas com plantas tóxicas. Mas os soldados romanos fizeram o que se pode chamar de uma ogiva biológica mais convencional, eles jogavam potes de barro frágeis cheios de serpentes e escorpiões em seus inimigos.
 
Venenos e toxinas podem ser bons para você

Algumas das primeiras tentativas de usar venenos e toxinas medicinalmente foram desastrosas, mas agora os cientistas usam muitas delas em tratamentos médicos. A saliva de alguns lagartos diminui o açúcar no sangue, alguns venenos de cobra ajudam a reduzir a pressão arterial, o veneno altamente tóximo de um caracol é um poderoso analgésico e o veneno de uma alga foi desenvolvido como uma das primeiras drogas quimioterápicas.

Fonte: Museu Americano de História Natural - Curada pelo biólogo evolucionista Mark Siddall, “The Power of Poison,

Nenhum comentário:

Postar um comentário