“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Vigilância Epidemiológica: Tracoma: você conhece ?

 O tracoma é muita das vezes uma doençca esquecida, e até mesmo desconhecida por vários, esta doença trata-se de uma condição oftálmica que afeta a conjuntiva, córnea dos olhos e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. 
O agente etiológico é uma variedade da Chlamydia trachomatis, ou seja  bacteriana, esta bactéria gram-negativa, intracelular obrigatória leva a uma hipertrofia dos folículos, hipertrofia papilar e formação de um pano, que resulta na formação de uma cicatriz podendo causar ate mesmo cegueira.

O Brasil, no Nordeste,  foram estabelecidos diversos focos desta doença, relatos encontrados citam que em 1904 o Governo do Estado de São Paulo proibiu a entrada de imigrantes com tracoma no porto de Santos, mas esta medida durou pouco tempo devido à pressão dos cafeicultores que necessitavam da mão-de-obra vinda de outros países. 
O Ministério da Saúde promove controle nas regiões de alta prevalência desta doença, fomentando o tratamento dos pacientes contaminados.

Transmissão

O contato direto desta bactéria é o foco primário de infecções mais o contato  com secreções oculares, nasais e bucais do indivíduo afetado e também, o uso de objetos compartilhados também são focos de transmissão da doença, e até insetos podem funcionar como vetores mecânicos.
O período de incubação desta bactéria varia de 5 a 12 dias e após este período, o indivíduo começa a apresentar sinais clínicos da doença, que são, inicialmente, lacrimejamento, descarga mucopurulenta, irritabilidade ocular. Quando a doença está mais avançada há a presença de cicatrizes na córnea e conjuntiva, levando há uma deformação das pálpebras, fazendo com que os cílios fiquem em contato direto com os olhos, prejudicando assim a visão. Há também inchado dos nódulos linfáticos que se localizam próximo aos ouvidos.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, isolando o agente etiológico, ou também, através da sorologia. Na técnica de isolamento do agente, utiliza-se um swab para fazer a raspagem da conjuntiva e o material coletado é corado e em seguida, analisada para saber se há inclusões citoplasmáticas típicas das clamídias. Já no teste sorológico, há a utilização de anticorpos fluorescentes na busca da presença das clamídias nos raspados da conjuntiva.

Tratamento

No tratamento os medicamentos utilizados são tetraciclina e sulfas, durante um período de 3 semanas e tetraciclina oftálmica é aplicada nos olhos 4 vezes ao dia, durante 6 semanas. 
O tratamento deve ser realizado adequadamente para que seja prevenida a cegueira.

Profilaxia

A prevenção desta doença é feita através da adoção de hábitos adequados de higiene, como por exemplo, lavar o rosto das crianças com frequência, não compartilhar objetos de uso pessoal e boas condições sanitárias.

Fonte:

1- New York: Preventable Disease Blinds Poor in Third World Published: March 31, 2006.
2 - http://pt.wikipedia.org/wiki/Tracoma



Nenhum comentário:

Postar um comentário