“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

VE - Prevenção: O conjunto de bons Hábitos !


Sempre que o assunto é saúde a maior preocupação gira em torno de "medicamentos", "vacinas", "medicina", esquecemos que se mudarmos alguns hábitos e praticarmos outros, podemos fortalecer nosso sistema imunológico e, ficarmos assim com nossa saúde em dia para atingir esta meta e aumentar a imunidade, a primeira coisa a se fazer é evitar certos hábitos danosos ao nosso sistema imunológico, como manter uma alimentação inadequada, por exemplo.
O maior e mais certo modo de se conseguir é manter o conjunto de bons hábitos”, prevenção, pare por um segundo e se pergunte: Você acha que está se prevenindo de doenças como deveria? 
Alguns toques são simplesmente necessários para se adaptar à rotina do dia-dia, outras são
diretamente importantes na exclusão de ações, só assim, poderemos manter a imunidade em alta, evitando o desgaste do organismo.


Primeiro: Tome muito líquido, água ou sucos com frequência.

Inevitável dizer que necessitamos de água, lembrem-se da aulinha de "ciências", afinal  o corpo humano possui cerca de 60% de água em homens adultos e 55% em mulheres adultas, a importância de hidratar-se constantemente, mesmo antes de sentir sede esta diretamente ligada a alta concentração de líquido em nosso corpo, cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água, já o sangue por sua vez contém 95% de água, a gordura corporal 14% e o tecido ósseo 22%. Prefira água e suco, na rotina diária com exercícios físicos, reidrate-se ainda mais, se possível com água de coco ou isotônicos, mas sem exageros.

Segundo: Não se Intoxique !!!  O Tabaco e a bebida, são grandes vilões, se for fumar, e se beber, tenha limites.
É diretamente proporcional o dano e a quantia utilizada, evitando-se estes hábitos torna e muito melhor nossa imunidade. Já dizia nossos avós; ahh o problema do excesso !!! Bebidas alcoólicas, diversas pesquisas comprovam que, quando ingeridas em quantidades moderadas, alguns tipos podem até fazer bem à saúde


Terceiro: Antes de tudo: SE GOSTE !!! A autoestima é fundamental para andar para frente.

Estar bem com você é mais que essencial, mente e corpo andam juntos, se um se desequilibra o outro segue o mesmo rumo e este processo está muito relacionada à imunidade, além disso,  sintomas de baixa autoestima e depressão também atrapalham nosso corpo no combate aos radicais livres, que são moléculas instáveis que podem interferir e alterar a estrutura de outras moléculas, lesando nosso organismo e contribuindo para a baixa imunidade.

Quarto: Largue a TV e o Computador! SAIA! Praticar exercícios regularmente fortalece o organismo:

Já está mais do que comprovado que exercícios fazem bem à saúde, sempre tomando cuidado com os excessos que pode causar o efeito contrário, baixando a imunidade por cansaço muscular e até mental.


Quinto: SEJA BOM DE CAMA !!!!  Dormir de sete a oito horas por dia é mais importante do que você imagina !

A chefe da disciplina de Biologia do Sono da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e médica do Instituto do Sono, Lia Rita Azeredo Bittencourt, explica que a privação do sono diminui a quantidade e a função das células responsáveis pela imunidade o que pode levar ao aparecimento de doenças infecciosas, câncer e diminuição do efeito das vacinas e tratamentos imunizantes.

Sexto: ACREDITE !!! Ser otimista, além de trazer luz e brilho para vida, também ajuda o organismo.

Pesquisa realizada pela Universidade de Kentucky (EUA) afirma que ter otimismo pode reforçar a capacidade do corpo para combater infecções, a pesquisa avaliou durante quatro anos,  124 estudantes. Ao final do estudo, concluiu-se que a resposta imunológica era mais poderosa em alunos que adotavam atitudes mais otimistas, os pesquisadores acreditam que pessoas positivas costumam reagir de maneiras mais saudáveis ao estresse, recuperando-se mais rapidamente.

Sétimo: PROCURE sempre um MÉDICO, quem esta habilitado a indicar quaisquer medicamento e prescreve-los é somente ele. NÃO SE AUTO MEDIQUE !!!

O Brasil é campeão também em auto medicação, estatísticas apontam que os analgésicos e os anti inflamatórios são os campeões em casos de reação alérgica podendo levar o paciente a morte. Além disso, o medicamento tomado sem receita prévia pode interagir com outras medicações, gerando efeitos inesperados no organismo e podendo causar resistência a outros medicamentos, Nunca entre na conversa fiada da "empurra-terapia", tenha uma farmácia de confiança, e fique atento e sempre consulte um médico antes de correr até a farmácia e se automedicar.

Oitavo: Lave as mãos !!

O contato com fômites e o transporte de vírus, bactérias e fungos presentes em todos os locais para boca, olhos e outras pessoas, tornam as mãos uma grande ferramenta que favorece a disseminação de doenças, mantenha-as limpas, ajudando a não agredir seu sistema imunológico !


Nenhum comentário:

Postar um comentário