“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Curiosidade: Infarto X Ataque Cardíaco X Angina ?

O nosso Ator: O Coração

Anatomicamente o CORAÇÃO pode ser adescrito como um órgão muscular oco que localizado na face medial do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas em um adulto, apresenta quatro cavidades: duas superiores, denominadas átrios e duas inferiores, denominadas ventrículos.
 
Nos seres humanos o percurso do sangue bombeado pelo coração através de todo o organismo é feito em aproximadamente 50 segundos quando em repouso, neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas, funciona como uma bomba de ejeção de sangue para todo o corpo, quando se contrai, distribui sangue pelas artérias; e quando se dilata, traz o sangue de volta para dentro dele, pelas veias. 

A parada cardíaca ocorre quando o coração para de funcionar. 

Nessa condição, ele deixa de exercer a função de bomba, inviabilizando a circulação do sangue pelo organismo. 
 
O infarto é a causa mais comum de parada cardíaca.

Um enfarte ou infarto é definido como uma lesão tecidual isquêmica irreversível, isto é, devida à falta de oxigênio e nutrientes, geralmente associado a um defeito da perfusão sanguínea oclusão do suprimento arterial ou da drenagem venosa.
Além do infarto, há outras diversas causas que podem levar à parada cardíaca, como insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar, arritmia cardíaca congênita, entre outras.
Angina é basicamente um sintoma e não uma condição, o mecanismo acontece da seguinte forma: as artérias coronárias são responsáveis pelo fornecimento de sangue rico em oxigênio para o coração, sendo assim estas artérias durante o período de tempo obter reduzidas por causa dos níveis elevados de colesterol no sangue, e assim estreitada torna-se incapaz de fornecer sangue rico do oxigênio totalmente para o coração, desta forma, o coração tem que executar "extra" para atender a demanda de sangue insuficiente, o coração, portanto, tem que bombear mais mais fortel e isso cria uma pressão que é sentida sob a forma de um dor no peito, esta dor é conhecido como angina, pode durar de alguns minutos a vários, vai depender de quanto as artérias estão entupidas e quão grave é a condição.
 
De acordo com o cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Agudas do Incor HC/FMUSP, doutor José Carlos Nicolau, o infarto "é a causa mais comum de parada cardíaca na população"
 
O infarto cardíaco é a principal causa de morte no mundo ocidental apesar dos avanços em seu tratamento, atualmente apresenta uma taxa de mortalidade em torno de 8 a 10%.
Então, não se pode dizer que é a mesma coisa, pois, infarto é uma designação de um problema específico, enquanto ataque pode ser de qualquer problema, seria como dizer que uma pessoa que tem dor de cabeça, pode ser uma dor simples, ou pode ter uma causa específica, como, por exemplo a de uma enxaqueca.  
 
Verdades sobre:

MAIOR OCORRÊNCIA PELA MANHÃ: De manhã ocorre um pico do risco de infarto motivado pela alteração do ciclo circadiano com o aumento de pressão arterial e da frequência cardíaca causados por picos de adrenalina e outros hormônios no sangue, sobrecarregando a função do coração, principalmente em pessoas com histótico de doenças coronarianas.

DIFERENTES RISCOS ENTRE MULHERES E HOMENS: As mulheres têm menor risco de infarto em relação aos homens por questões hormonais. Porém, com a mudança hormonal ocorrida na menopausa o risco de infarto iguala ao dos homens.

DEPRESSÃO AUMENTA OS RISCOS: Estudos recentes relacionam casos de infarto com quadros de depressão.

MAIOR RISCO EM FUMANTES: O cigarro é um grande inimigo do coração e pode fazer o fumante infartar mesmo estando com a coronária sadia (sem placas de gorduras – arterosclerose).

OBESIDADE vs INFARTO: Pessoas acima do peso tem maior risco de infartar por conta da sobrecarga do coração motivada por pressão auta, possíveis diabetes e mesmo a massa corporal acima do ideal.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o infarto agudo do miocárdio, popularmente conhecido por ataque cardíaco, mata 15 milhões de pessoas no mundo por ano.
Além do infarto, há outras diversas causas que podem levar à parada cardíaca, como insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar, arritmia cardíaca congênita, dentre outras.
 
Fonte:  
 
1. http://ataque-cardiaco.blogspot.com/2011/08/diferenca-entre-angina-e-infarto.html
2. Dicionário Priberam
3. http://pt.wikipedia.org/wiki/Infarto

Nenhum comentário:

Postar um comentário