“Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mateus 24:42).

Curiosidades: Imortal: Tardígrado

Seria este o ser mais Imortal?
Talvez. 
É claro que não seria exagero dizer que esse pequeno animal é de outro mundo. 
Seu nome?  
Tardígrado, também chamado de urso d’água ou leitões do musgo. 
Faz muito tempo que esse bichinho foi descoberto, e seu nome foi dado em 1776 pelo fisiologista italiano Lazzaro Spallanzani e significa "que se desloca lentamente".
Tardígrado é um invertebrado eucelomado o seja desprovido de cavidade abdominal, que apresenta algumas características dos anelídeos e outras dos artrópodes.
Essas criaturas são na verdade artrópodes aracnídeos (da classe das aranhas), possuindo oito patas, cada pata possui de quatro a oito pequenas garras e seu corpo varia de 0,05 a 1,25mm. Vivem entre os musgos e liquens, podendo ser fortemente pigmentados, indo do laranja avermelhado ao verde oliva.Não é atoa que esse animal é considerado imortal, ele consegue sobreviver à temperaturas extremas, que podem chegar aos 150ºC, pressões atmosféricas de 6 mil atm, consegue ficar até 10 dias sem um gole de água e resistem a altas radiações
Com isso, ele é taxado com o animal mais resistente do nosso planeta, ou seja, você não consegue matar esse cara.

Como se já não bastasse ele ser imortal, é também um aracnídeo. Isso mesmo, ele é da família das aranhas!! (corram para as colinas!). Mas não precisam se preocupar. Por enquanto ele é inofensivo para nós humanos e mortais.
Longevidade é uma das grandes características; acredita-se que viva até os 120 anos, um recorde para um animal com um tamanho tão pequeno. Como se não bastasse possuírem fantástico poder reparador, os Tardígrados simplesmente “desligam” seu metabolismo quando existem condições adversas como extrema seca, possuem também a inacreditável capacidade de reparar o seu DNA de danos causados por radiação.
A maioria dos tardígrados alimenta-se do conteúdo de células vegetais, que são perfuradas com um aparelho bucal em forma de estilete, que lembra o dos nemátodos e dos rotíferos herbívoros. 
Os tardígrados de solo alimentam-se de algas e talvez de detritos, e alguns são predadores de nemátodos e de outros tardigrados 




REFERÊNCIAS

BARROS, R.. 1939. Itaquascon umbellinae gen. nov., sp. nov. (Tardigrada, Macrobiotidae). Zoologischer Anzeiger,128(3/4): 106-109.
BERTOLANI, R.; BISEROV, V.I.. 1996. Leg and claw adaptations in soil tardigrades, with erection of two new genera of Eutardigrada, Macrobiotidae: Pseudohexapodibius and Xerobiotus. Invertebrate Biology, 115: 299-304.

Nenhum comentário:

Postar um comentário